É imprescindível manter hábitos saudáveis nas refeições, mesmo em dias de total loucura


Deixar a alimentação em segundo plano por conta de uma agenda corrida ou da rotina atarefada é um perigo para a saúde. Mesmo em dias de correria insana, não permita que a falta de tempo prejudique suas refeições, afinal os alimentos são aliados essenciais na produção da energia necessária para cumprir suas atividades e para garantir qualidade de vida.


“O estômago está preparado para receber refeições fracionadas e não passar muito tempo em jejum. Quebrar o galho com lanches rápidos e calóricos faz mal, principalmente quando se torna rotina. A pessoa se acomoda e o organismo se adapta a esta situação, o que leva à dificuldade na correção de erros alimentares”, explica Viviane Chaer Borges, nutricionista do GANEP – Grupo de Nutrição Humana.


Normalmente, o trabalho, os estudos e outras atividades interferem de forma mais contundente nos hábitos alimentares de adolescentes e adultos novos. A maioria dos idosos dosa melhor as refeições, até porque tem mais tempo.


A recomendação para quem tem uma vida agitada e não mantém a disciplina com a desculpa do tempo é ao menos fazer três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar antes de dormir.


Café da manhã: comece o dia se alimentando bem


Pela manhã, o organismo de quem comeu muito bem à noite – fato comum de quem se alimenta mal durante o dia – está saciado. A fome costumeiramente aparece com toda a força entre 9h e 10h. Não raramente, recorre-se a biscoitos recheados, coxinhas e empadinhas, entre outros, para enganar o estômago. Comer barra de cereais ou uma fruta em substituição à primeira refeição do dia também não é suficiente. Embora nutritivos, não saciam a fome completamente.


A falta do café da manhã baixa as taxas de glicose do organismo, afetando a concentração, causando fadiga e indisposição. Com uma boa refeição, a pessoa consegue ser mais produtiva e ter rendimento melhor até o horário do almoço.


“Primeiro, é importante que se faça o desjejum. Depois que este hábito estiver instalado, priorize a qualidade deste. O ideal é incluir uma fonte de cada nutriente”, pondera a nutricionista.


A sugestão de Viviane para começar bem o dia, mesmo tendo pouquíssimo tempo para comer, é uma fatia de pão integral com margarina light e um copo de leite desnatado com café ou chocolate. Para quem não toma leite, pode substituí-lo por queijo branco. Outra opção rápida é uma vitamina de frutas com leite desnatado e aveia ou granola com frutas e iogurte desnatado.


Do almoço ao jantar: fuja do jejum


Muitas vezes, por compromissos ou reuniões prolongadas, o almoço é adiado. Se não for rotina, ok. O importante é não excluir a refeição do dia-a-dia.


“Pare e almoce no horário que for possível. Se não houver alternativa, opte por iogurte com frutas. Juntos, eles fornecem cálcio, proteínas e fibras, além da sensação de saciedade. Sanduíche com pão integral, rico em fibras, e queijo, com suas proteínas, é uma boa pedida também. Já a famosa bolacha de água e sal não é uma boa recomendação, pois tem uma absorção rápida no organismo e não alimenta”, comenta Viviane.


É clássico, ao cair da noite, a compensação das refeições puladas durante o dia exagerando na alimentação. Resultado: estresse pela falta e/ou pelo excesso de alimentos. Em conseqüência, o sono fica prejudicado, já que o corpo tem de trabalhar dobrado para metabolizar tudo o que foi ingerido; sem falar dos problemas intestinais, como diarréia ou obstipação. Aliás, as conseqüências da alimentação desregrada são o sobrepeso e tudo que o acompanha: aumento da glicemia, dos níveis de triglicérides e do colesterol.


O estômago produz diariamente ácido clorídrico, que tem papel fundamental na digestão dos alimentos. Na ausência de alimentos, esta produção é acentuada, podendo levar a problemas gástricos, como a gastrite. Outros consequências da falta de alimentação são a constipação intestinal, as dores de cabeça e a tontura.


“A disciplina alimentar é fundamental. É compreensível quando situações corriqueiras interferem eventualmente nas refeições, mas não permita que isso se torne uma rotina”.

Retweet this post