Este mês estou escrevendo sobre a caminhada, pois ela é a atividade física mais acessível para todas as idades e tenho recebido muitos emails com dúvidas, então, peguei as perguntas mais freqüentes e as respondi.

Espero que gostem!!!

- Quais são os benefícios da caminhada?

Nenhuma habilidade específica, é barato, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. A caminhada provoca efeitos perceptíveis no corpo. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência.

 - Para que e para quem ela é indicada?

Alguns dos benefícios:

- circulação, pulmão, osteoporose, depressão, bem estar, cérebro mais saudável, sono, emagrece, controla o apetite, equilibra a pressão e o diabetes. Pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que esteja apta aos exercícios físicos. Basta começar para se apaixonar.

 - Como deve ser praticada? Quanto tempo, quantas vezes por semana, etc?

Tudo vai depender de cada um individualmente. Mas, de uma forma geral deverá ser praticada no mínimo 5 vezes por semana para que tenha um efeito mais eficiente e rápido. O tempo deverá tambem ser individual , mas no mínimo 30 a 40 minutos. 1 hora seria perfeito, mas teria que ser algo gradual e aos poucos até chegar aos 60 minutos diários.

 - O exercício deve ser gradual? O que você sugere?

Tudo vai depender de cada um. Mas é sempre mais saudável começar devagar , e ir aumentando o tempo gradualmente dia após dia. Sempre fazer uma preparação antes com um alongamento dos musculos e articulações. Depois iniciar a caminha em baixa velocidade por 5 minutos e ir aumentando o ritmo minuto a minuto até atingir a velocidade ideal.

- Que tipos de problemas impedem a pessoa de caminhar? (tipo problemas de coluna, nos joelhos, etc)

Os problemas são poucos e diversificados e só poderão ser diagnosticados pelo médico. Mas ao menor sinal de dôr ou incomodo , a pessoa deverá consultar um médico. Mas a caminhada tem o privilégio de ser recomendada por muitos médicos em muitos casos para melhorar dores e problemas que poderão ser amenizados com a caminhada.

 - Tem algum horário que é melhor para caminhar?

Os melhores horarios para a caminhada externa (rua, parques, praia) seria bem cedo ou no final da tarde (devido ao sol). Mas os benefícios são tantos que cada um deverá ter bom senso e caminhar no seu melhor horário. Contanto que caminhe todos os dias!

 - É preciso ter algum tipo de controle durante o exercício como medir a freqüência cardíaca?

É sempre bom qualquer tipo de prevenção. Tudo vai depender de cada um e de cada histórico. Mas prevenir é sempre o melhor caminho para um resultado mais saudável. 

 - Como deve ser a alimentação? É importante beber água durante o exercício?

Alimentação é muito importante. Antes de qualquer coisa melhorar os habitos alimentares assim que começar a fazer um programa de exercícios. Não adianta fazer a caminhada e depois comer sem regras e limites. Tudo é um programa de estilo de vida melhor e de qualidade de vida. Para que tenha resultados eficientes , a alimentação é de extrema importancia. Sempre que for fazer qualquer exercício, inclusive a caminhada, precisamos de energia e de nutrientes importantes para que o corpo possa reagir positivamente. O bom senso tambem será importante. Nunca caminhar de barriga vazia, nem de barriga cheia Sempre depois de 20 minutos após qualquer refeição, ou depois de tomar um suco de frutas. Após a caminhada tambem é importante repor os liquidos e tomar água. Se sentir necessidade, tambem poderá tomar goles de água durante a caminhada.

 - É preciso fazer alongamento? Como ele deve ser feito?

Sim, é uma regra que não poderá ser pulada. O alongamento é uma preparação para o exercício. Deverá ser feito levemente, sem sentir dor ou incomodo , mas procurando alongar as principais articulações (joelho, calcanhar, tronco) e os principais musculos (pernas, tronco e braços). Contar até 10 segundos em cada posição, e depois da caminhada repetir os movimentos de alongamento para  que no final os musculos relaxem.

 Quero acrescentar apenas que :

 Quem caminha mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. “Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam.”

 A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

A caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

QUEM CAMINHA, É COM CERTEZA UMA PESSOA MAIS FELIZ!

BOA CAMINHADA!

BJS. 

SÔ FRAZÃO

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